



Você sabe a felicidade que é chegar em casa e ser recebido pelo seu amigo peludo abanando o rabo e latindo alegremente, não é mesmo? Então, com certeza é estranho se deparar com um cachorro triste, acanhado, sem vontade de brincar ou comer. O que será que deixou o seu pet assim? É possível solucionar esse problema?
Neste post, vamos tentar responder a essas perguntas para ajudar seu companheiro a sair da “bad”. Continue a leitura e confira!
Alguns cães realmente são mais calmos do que outros. Por mais que estejam super felizes, eles vão demonstrar isso de maneira um pouco menos efusiva. Mesmo nesses casos, a apatia ainda é o sinal mais claro de que o seu pet precisa de uma atenção especial.
Ou seja, se o seu cachorro era muito hiperativo e passou a ser extremamente calmo, você deve ficar de olho. Se o seu cão já era tranquilo, mas passou para um estado de total paradeza, fique alerta.
Outro ponto que deve ser considerado é a alimentação. Assim como nós humanos, os animais tendem a expressar as suas frustrações e os seus sentimentos na comida. Eles podem ir para dois extremos: não comer nada ou comer demais. Vale a pena observar como está o potinho de comida e a água dele.
Um sinal ainda mais claro é o choro. Se o seu companheiro vive chorando pelos cantos, sem motivo aparente, é essencial reavaliar como foi a rotina da casa ultimamente. Teve alguma mudança brusca no dia a dia (novo emprego, nova casa, viagem, entre outros)? Aconteceu alguma coisa que poderia ter traumatizado o seu pet? Você está triste e acha que o seu amigo está refletindo o seu estado emocional?
Os cães são animais afetuosos e muito sensíveis ao que acontece, não só com eles, mas também com as pessoas e os outros animais que os rodeiam. Por isso, é fundamental prestar atenção em tudo o que pode ter causado essa alteração de comportamento.
Agora que você sabe identificar o problema, será mais fácil achar uma solução. Veja algumas atitudes simples que você pode ter com o seu pet para que ele deixe de ser um cachorro triste!
Não é nenhuma novidade: cachorros adoram sair e ver coisas diferentes. Muitas vezes, a tristeza pode ser apenas um sinal de que o seu melhor amigo sente falta de um tempo de qualidade ao seu lado.
Sendo assim, pegue uma coleira, uma tag de identificação (afinal, a segurança vem em primeiro lugar) e leve o seu parceiro para dar aquela volta caprichada. Acredite: isso vai fazer uma enorme diferença e ele vai agradecer depois.
O seu peludo, assim como os humanos, também precisa ter um círculo social cheio de amizades. Que tal levá-lo para conhecer outros pets e até outras pessoas? Lugares pet friendly são ótimos para esse tipo de socialização, por exemplo.
Mas, se o seu companheiro não curte muito ficar perto de estranhos, deixe-o mais próximo das pessoas ou dos animais com que já está acostumado. Pode ser que ele esteja com saudades. Se o seu pet adora a sua irmã, por exemplo, aproveite para convidá-la para uma visita.
Cuidado nunca é demais. Sabemos que a sua rotina é puxada e que, na maioria das vezes, a preocupação toma conta da sua cabeça. Mas, não deixe de dar amor e atenção para o seu melhor amigo. Lembre-se: você é simplesmente tudo para ele.
Se mesmo com as nossas dicas o seu cão ainda estiver triste, vale a pena procurar uma ajuda especializada para orientar e tratar o problema desde a raiz. Há muitos profissionais capacitados no mercado para lidar com a tristeza canina. Além disso, tratamentos, como a acupuntura veterinária e o uso de florais, podem ser muito úteis.
Se você gostou deste artigo sobre como lidar com um cachorro triste, não pare por aqui. Leia o nosso post sobre os psicólogos de cachorro e saiba como esse profissional pode ser um grande aliado para o seu companheiro de aventuras!