As frutas são quase sempre sinônimos de alimentos saudáveis. Mas será que é recomendado dar fruta para cachorro? Se sim, quais frutas eles podem comer? Essa e muitas outras dúvidas serão respondidas a seguir.
Pode dar fruta para cachorro?
De um modo geral, os cachorros podem sim comer frutas. Porém, é preciso entender primeiramente que cada caso é um caso. É necessário avaliar se o animal possui restrições alimentares, doenças ou alergias que o impeça de comer frutas.
Além disso, nem todas as frutas são indicadas para os cachorros. Algumas podem conter substâncias prejudiciais aos cães, que podem inclusive levá-los a problemas de saúde graves.
Então se você está pensando em incluir frutas na alimentação do seu cachorro, avalie primeiramente se ele possui alguma restrição alimentar, alergia ou doença que possa comprometer essa introdução.
Caso tenha dúvidas, consulte um veterinário para avaliar seu animal. Mesmo com alergia ou doenças crônicas, o veterinário poderá indicar quais são as frutas ideias para o seu cachorro.
Agora, se você tem certeza que o cão não tem nenhum tipo de restrição, é só escolher entre as frutas listadas a seguir e oferecer para seu pet.
Frutas indicadas para cães diariamente
Nem toda indicação de fruta para cachorro pode ser dada todos os dias. Por isso, classificamos entre frutas indicadas para cães diariamente e frutas indicadas para cães em intervalos maiores. Confira primeiramente quais são as frutas indicadas para dar todos os dias aos cães:
- Banana
- Kiwi
- Morango
- Melão
- Caju
- Manga
- Melancia
- Goiaba
- Pitaya
- Jabuticaba
Essas frutas, além de não fazerem mal algum para os cachorros são ótimas para prevenir doenças nos pets. Elas ajudam no sistema imunológico, na digestão e em vários outros aspectos funcionais.
Porém, é preciso ter cautela e não exagerar. Assim como qualquer alimento, as frutas devem ser dadas em uma quantidade correta para não sobrecarregar. Lembre-se que as frutas possuem alta concentração de açúcares (frutose). Então se der fruta demais para um cachorro que está acima do peso, isso poderá fazê-lo engordar ainda mais.
Frutas indicadas para cães com intervalos maiores
É necessário ter alguns cuidados ao oferecer fruta para cachorro, pois algumas opções de frutas podem apresentar aspectos desagradáveis aos bichinhos. O abacaxi, por exemplo, é ácido e pode alterar a acidez do estômago do animal. Ela deve ser oferecida ocasionalmente e sempre descascada. Veja a seguir quais são as frutas que devem ser oferecidas ocasionalmente:
- Caqui
- Maçã
- Pera
- Laranja
- Abacaxi
- Mamão
- Ameixa
- Coco
Essas frutas podem ser dadas aos cachorros, desde que com os devidos cuidados como descascar o abacaxi e o coco, que apresentam cascas muito duras, retirar as sementes do mamão, da laranja, da ameixa e do caqui, entre outros cuidados.
Frutas proibidas para cães
Além das recomendações, você deve ter cuidado com algumas frutas que são expressamente proibidas. Elas não devem ser dadas nem mesmo ocasionalmente, pois podem apresentar substâncias tóxicas para os cães. Confira a seguir quais são elas:
- Abacate
- Carambola
- Uva
Caso tenha dado por engano uma dessas frutas para seu cachorro, leve-o ao veterinário para avaliar se é necessário alguma intervenção médica. Alguns animais são mais sensíveis a outros, sendo assim, é importante ter o cuidado preventivo para não acontecer nada grave com o animal.
Como dar fruta para cachorro?
Há várias formas de oferecer fruta para cachorro. O ideal é que elas sejam apresentadas naturalmente, sem adição de açúcar, leite ou qualquer outro alimento. Sendo assim, a forma mais prática de oferecer frutas é picando-as em tamanhos pequenos, caso o animal seja de porte pequeno, ou servi-las em tamanho médio, caso o animal seja porte médio ou grande.
Você também pode oferecer picolé de frutas no verão. Essa é uma forma nutritiva e muito saborosa de refrescar o pet nos dias mais quentes. Nesse caso, você deverá picar as frutas e levá-las ao congelador. Quando estiverem congeladas, é só oferecer aos cães. E por falar em alimentação, conheça um pouco sobre a AN, alimentação natural para seu amigo e a opinião de tutores que usam nas dietas de seus cães