



Ao pensar em ter um segundo cachorro, é comum ter dúvidas como: “será que eles vão brigar?“, “o cachorro mais velho terá ciúmes?“, “o cachorro mais velho ficará triste?“. Em vista dessa grande responsabilidade que é pensar em ambos os pets, ensinaremos como acostumar um cachorro com outro.
Veja a seguir um passo a passo completo de como acostumar um cachorro com outro e 5 dicas para te ajudar nessa adaptação.
É muito importante que todo o processo de adaptação seja tranquilo, sem forçar proximidade dos animais ou qualquer outro aspecto deste tipo. A interação entre os animais deve ocorrer de forma espontânea, respeitando o limite de cada um. Para chegar a esse resultado, siga o passo a passo:
Nas primeiras semanas, os tutores devem supervisionar os dois cachorros para que não haja nenhum problema na socialização.
Coloque as seguintes dicas em prática para adaptar os dois animais:
Nem todos os cachorros são sociáveis, então é comum que eles briguem no início. Se isso acontecer, tenha cuidado ao separar os cães para não se machucar. Nesse momento, é comum que você queira gritar, brigar ou punir os animais, porém, você deve se controlar e não fazer isso de forma alguma.
Barulho externo é a melhor forma de desviar a atenção dos cães em situações como essa. Broncas, punições e gritos só aumentará o conflito entre os animais, podendo ainda atrapalhar a relação deles. Sendo assim, tenha sempre por perto uma latinha com pedrinhas para fazer bastante barulho caso eles apresentem comportamento agressivo.