



Se você possui um cachorro, provavelmente já se perguntou “De quanto exercício um cachorro precisa todos os dias?” Dependendo da sua agenda, essa pergunta às vezes pode soar mais como “De quanto exercício um cachorro realmente precisa todos os dias?”
Tal como acontece com as pessoas, a resposta varia de cão para cão e depende da idade, saúde e raça. No entanto, existem algumas diretrizes de forma padrão que você pode seguir para garantir que seu cachorro esteja fazendo todo o exercício de que precisa.
Talvez você tenha notado que seu cachorro tenha casos de “zoomies” várias vezes ao dia. Os “zoomies” são sintomas que incluem corridas loucas pela casa, pular para cima e para baixo do sofá em casa sem nem mesmo olhar por onde anda ou perder completamente o controle no que parece ser um ataque total de loucura.
Os filhotes geralmente têm mais energia do que os cães adultos e, portanto, exigem mais exercícios em rajadas curtas – como os “zoomies”. Como os filhotes estão em constante crescimento, incluir várias caminhadas curtas ou sessões de brincadeiras ao longo do dia é uma escolha mais segura do que fazer uma caminhada muito longa, pois isso pode ser muito difícil para o corpo em desenvolvimento do seu filhote. Em última análise, cada filhote é diferente, e quanto mais tempo você passar com seu filhote, mais você aprenderá sobre quanto exercício ele precisa para mantê-lo feliz!
Converse com seu veterinário sobre a quantidade de atividade diária é mais adequada para seu filhote e não se esqueça de que o exercício é uma ótima maneira de treinar e socializar seu novo cão.
A raça do seu cão influencia fortemente o nível de atividade física que ele precisa. Raças de alta energia, como Border Collie e Golden Retriever, exigem muito mais exercício do que raças de baixa energia como o Buldogue Inglês ou Basset Hound.
Os requisitos de exercício de uma raça são importantes para se ter em mente ao escolher um filhote. Não é uma boa ideia comprar uma raça de cachorro ativa se você não tem um estilo de vida ativo, e também não é realista esperar que seu Poodle Toy se junte a você para o treinamento de maratona – a menos que você o esteja empurrando em um carrinho.
A saúde do seu cachorro também é importante. Se o seu cachorro adulto tiver uma condição médica, como displasia da anca, problemas cardíacos ou respiratórios, fale com o seu veterinário sobre uma rotina de exercícios adequada que o ajude a manter-se saudável sem lhe causar desconforto.
Se seu cachorro já é sênior, pode não ser capaz de correr tanto quanto antes, e você pode eventualmente restringir sua corrida a uma caminhada, mas o exercício adequado é tão importante para o seu cão sênior quanto para o seu filhote. Converse com seu veterinário sobre como exercitar seu amigo sênior e também observe seu comportamento.
O exercício fornece estimulação mental a todos os cães e os mantém ativos, o que pode ajudar a prolongar suas vidas e reduzir o risco de obesidade.
“De quanto exercício um cão precisa todos os dias?” é normalmente a primeira pergunta que os tutores fazem. A segunda (e frequentemente perguntada) é “Como você exercita um cachorro?”
Levar seu cão para passear no quarteirão ou na pracinha do bairro é um ótimo começo, e pode ser suficiente para raças com necessidades de exercícios mais baixas. Mesmo os viciados em sofá gostam de passear de vez em quando, e existem inúmeras oportunidades para exercitar seu cão em sua vida diária.
O mau tempo pode atrapalhar a rotina de exercícios do seu cão. Dias quentes, dias frios e dias chuvosos dificultam sair por longos períodos de tempo e podem até representar riscos à saúde. Aqui estão alguns exercícios para cães internos que você e seu filhote podem fazer para queimar o vapor e ficar em forma.